ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO LEITE DE BARROS.
Corumbá, 01 de setembro de 2016.
Diretora: Maria de Araújo Pereira.
Diretora Adjunta: Mariluce da Costa Pedreira
Paiva.
Coordenadora Pedagógica: Maria Lucia Martins
Nogueira.
Professores (as): Rozilene Vasquez dos
Santos, Cristiane Rodrigues Duarte, Graziela Cristina Taques, Elisabete Luzia
Silva de Figueiredo, Salmo Pessoa da Fonseca, Viviane Cristina Ribeiro Fardin e
Roselene Aparecida da Silva Pedraça de Arruda.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9ºAno do Ensino
Fundamental
Projeto Interdisciplinar: “ Meu livro, Meu
amigo’’.
RESUMO
O presente projeto discute ações sobre o
cuidado com o livro didático, o qual faz parte da cultura de nossa sociedade e
possui uma função relevante para o aluno, atua como medidor na construção do
conhecimento, e ele estão presentes desde cedo na vida dos estudantes, tornando-se
um companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, favorecendo a
aquisição do aprendizado, por meio da reflexão, visando o desenvolvimento da
capacidade criadora e da análise crítica de cada aluno. Por tal importância
merecem atenção e dedicação em seu uso, à conservação do livro didático deve
ser enfrentada com muita consciência, pois, o livro é um patrimônio público de
muitos alunos por meio da escola e da comunidade.
INTRODUÇÃO
Comemorasse no dia 27 de
fevereiro o dia do Livro Didático, por este motivo, é importante despertar nos alunos
a valorização na utilização do mesmo. Nas mochilas, debaixo dos braços e nas
bibliotecas das escolas eles estão presentes desde cedo na vida dos estudantes:
o livro didático. Companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento,
eles merecem atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também
tenham acesso. São utilizados pelos alunos por três anos consecutivos.
O livro é um direito de
todos. São os pais que pagam por ele, através dos impostos arrecadados. Os livros
didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da
educação básica da rede
pública. São exemplares de Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Arte. O livro didático é um
meio pelo qual promove a formação do cidadão consciente da diversidade do meio social,
sendo assim um facilitador do trabalho e aprendizado. Segundo Faria (2008), o
livro faz parte da cultura e do conhecimento de muitas gerações e, após ter
sofrido transformações na sociedade, ainda possui uma função de grande importância
para o aluno, na missão de atuar como mediador na construção do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD
tem durabilidade de três anos. E o livro será repassado ao aluno para uso,
durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai
ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que
esta durabilidade se efetive ressaltasse a necessidade, por meio da direção,
coordenação e dos professores, de desenvolver ações que estimulem a conservação
e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para
garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom
estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos
sequentes para os alunos que precisarão utilizá-los.
Esta é uma excelente oportunidade para que o
aluno entenda o que é, e para que se deva regulamentar o uso do patrimônio
público, que os seus direitos sobre o livro terminam quando começam dos outros
colegas. O bom manejo do Livro Didático envolvem a aprendizagem e o exercício da
ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania.
Cuidar do livro, ajudar a conservá-lo, e,
ainda aprender o sentido da conservação do patrimônio público só será possível
quando os alunos perceberem que LIVROS são alimentos riquíssimos para a
formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação
da autoestima e, o melhor, não é perecível e, não só podem, mas devem ser
mantidos e usados com grande frequência, mas com cuidado e responsabilidade de
saber que será compartilhado com outros leitores.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer o livro didático como um bem
público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como,
quando o aluno for transferido de uma unidade para outra, possibilitando o seu
uso posteriormente para outros educandos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Desenvolver ações que possibilitem a
devolução do livro didático.
· Encapar os livros didáticos.
· Sensibilizar os alunos sobre a importância
da preservação e conservação do livro didático.
· Devolver ao final do ano letivo o livro
didático em boas condições de uso.
· Sensibilizar os alunos, pais, responsáveis
e comunidade escolar, para o respeito, valorização e zelo do bem público, no
caso o Livro Didático.
· Divulgar os livros didáticos que não foram
usados de forma adequada.
· Definir os critérios para a entrega do
Livro didático.
METODOLOGIA
O Projeto: Meu livro, meu
amigo que visa conscientizar o aluno da importância e necessidade de cuidar do Livro
Didático será desenvolvido na escola Doutor João Leite de Barros, envolvendo os
diversos sujeitos da comunidade escolar. Para isso é necessário uma postura
integralizada dos conhecimentos, alicerçada no diálogo e na colaboração e
fundamentada na pesquisa dando significado aos conteúdos escolares.
As atividades previstas
serão realizadas com a cooperação de várias disciplinas, pois acreditasse que a
base para um processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e interessante
está na interdisciplinaridade.
As atividades a seguir
estarão previstas no Projeto LDs : Meu livro, meu amigo: palestras para pais e
alunos sobre o PNLD, elaboração de paródias, redação de acrósticos, estudos de
gráficos sobre o percentual de livros conservados no ano anterior, pesquisas
online sobre o PNLD, entrevistas com questionário aberto(pesquisa de campo), construções
de cartazes, relatório prático sobre o PNLD, criação de uma linha do tempo para
verificar o histórico do uso do LD nas escolas públicas brasileiras, pesquisa na
internet, técnicas de conservação e preservação de livros e como manuseá-los
adequadamente, gincana com premiação para a sala com maior números de livros
bem conservados, concurso de poesia sobre o livro, apresentação de teatro sobre
a conservação do livro didático, Assinatura sobre o Termo de Responsabilidade
pelos pais e alunos quanto à conservação do livro didático.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados
pelo empenho, interesse e participação nas atividades propostas, bem como pela mudança
de comportamento ao devolver o LD em tempo hábil e em condições de reuso.
Em distintos momentos
durante todo Projeto, observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual
e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do
livro didático e o impacto das ações desenvolvidas para a conscientização no
início do ano letivo.
CONCLUSÃO
Realizar atividades como
este projeto é de suma importância para que a escola possa desenvolver ações didáticas
voltadas, não apenas para aspectos intelectuais e pedagógicos, mas também de
formação de cidadania que serão benéficas para que os alunos estejam conscientes
de seus direitos e também de seus deveres enquanto cidadão.
RECURSOS
Sala de Tecnologia da
escola, data show, projetor integrado, anfiteatro, caixa de som, microfone,
notebook, papel pardo, caneta piloto, cola, papel crepom, tesoura, fita crepe,
durex.
RESULTADOS ESPERADOS
Mudar o comportamento da
comunidade escolar quanto à adequada utilização, preservação, conservação e devolução
do LD.
REFERÊNCIAS
FARIA, Ana Lúcia G, Guia de Livros Didáticos
PNLD 2008, 4º ed, São Paulo.
Artigo – Programa do Livro Didático. Documentários
– LDs
SITE DE PESQUISA
https://pt.scribd.com/.../ATIVIDADEFINALPLiProgramadoLivroDidatico
https://eefnsenhorarosario.blogspot.com/.../projetoconservacaodolivrodidatico.
www.blogdafloresta.com.br/projetosescolaresdeconservacaodolivrodidaticosaopremiadospelaseduc
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