Livro Didático

ESCOLA ESTADUAL DR. JOÃO LEITE DE BARROS.
Corumbá, 01 de setembro de 2016.
Diretora: Maria de Araújo Pereira.
Diretora Adjunta: Mariluce da Costa Pedreira Paiva.
Coordenadora Pedagógica: Maria Lucia Martins Nogueira.
Professores (as): Rozilene Vasquez dos Santos, Cristiane Rodrigues Duarte, Graziela Cristina Taques, Elisabete Luzia Silva de Figueiredo, Salmo Pessoa da Fonseca, Viviane Cristina Ribeiro Fardin e Roselene Aparecida da Silva Pedraça de Arruda.
Público Alvo: Alunos do 6º ao 9ºAno do Ensino Fundamental
Projeto Interdisciplinar: “ Meu livro, Meu amigo’’.
RESUMO
O presente projeto discute ações sobre o cuidado com o livro didático, o qual faz parte da cultura de nossa sociedade e possui uma função relevante para o aluno, atua como medidor na construção do conhecimento, e ele estão presentes desde cedo na vida dos estudantes, tornando-se um companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, favorecendo a aquisição do aprendizado, por meio da reflexão, visando o desenvolvimento da capacidade criadora e da análise crítica de cada aluno. Por tal importância merecem atenção e dedicação em seu uso, à conservação do livro didático deve ser enfrentada com muita consciência, pois, o livro é um patrimônio público de muitos alunos por meio da escola e da comunidade.

INTRODUÇÃO
Comemorasse no dia 27 de fevereiro o dia do Livro Didático, por este motivo, é importante despertar nos alunos a valorização na utilização do mesmo. Nas mochilas, debaixo dos braços e nas bibliotecas das escolas eles estão presentes desde cedo na vida dos estudantes: o livro didático. Companheiro fundamental para aprendizagem e o conhecimento, eles merecem atenção e carinho em seu manuseio para que outros colegas também tenham acesso. São utilizados pelos alunos por três anos consecutivos.
O livro é um direito de todos. São os pais que pagam por ele, através dos impostos arrecadados. Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da educação básica da rede
pública. São exemplares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês e Arte. O livro didático é um meio pelo qual promove a formação do cidadão consciente da diversidade do meio social, sendo assim um facilitador do trabalho e aprendizado. Segundo Faria (2008), o livro faz parte da cultura e do conhecimento de muitas gerações e, após ter sofrido transformações na sociedade, ainda possui uma função de grande importância para o aluno, na missão de atuar como mediador na construção do conhecimento.
JUSTIFICATIVA
O Programa Nacional do Livro Didático – PNLD tem durabilidade de três anos. E o livro será repassado ao aluno para uso, durante o período letivo, a título de cessão temporária, sendo que o aluno, pai ou responsável se obriga a devolvê-lo ao final de cada ano letivo. Para que esta durabilidade se efetive ressaltasse a necessidade, por meio da direção, coordenação e dos professores, de desenvolver ações que estimulem a conservação e a devolução, conscientizando e envolvendo alunos, pais e comunidade escolar para garantir que os livros sejam conservados e assim possam ser devolvidos em bom estado no final do ano letivo e para que não haja falta de livros nos anos sequentes para os alunos que precisarão utilizá-los.
Esta é uma excelente oportunidade para que o aluno entenda o que é, e para que se deva regulamentar o uso do patrimônio público, que os seus direitos sobre o livro terminam quando começam dos outros colegas. O bom manejo do Livro Didático envolvem a aprendizagem e o exercício da ética necessária ao convívio social e à construção da cidadania.
Cuidar do livro, ajudar a conservá-lo, e, ainda aprender o sentido da conservação do patrimônio público só será possível quando os alunos perceberem que LIVROS são alimentos riquíssimos para a formação da personalidade, para a cristalização do saber, para a calcificação da autoestima e, o melhor, não é perecível e, não só podem, mas devem ser mantidos e usados com grande frequência, mas com cuidado e responsabilidade de saber que será compartilhado com outros leitores.
OBJETIVO GERAL
Reconhecer o livro didático como um bem público, que deve ser conservado e devolvido ao final do ano letivo, bem como, quando o aluno for transferido de uma unidade para outra, possibilitando o seu uso posteriormente para outros educandos.
OBJETIVO ESPECÍFICO
· Desenvolver ações que possibilitem a devolução do livro didático.
· Encapar os livros didáticos.
· Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação e conservação do livro didático.
· Devolver ao final do ano letivo o livro didático em boas condições de uso.
· Sensibilizar os alunos, pais, responsáveis e comunidade escolar, para o respeito, valorização e zelo do bem público, no caso o Livro Didático.
· Divulgar os livros didáticos que não foram usados de forma adequada.
· Definir os critérios para a entrega do Livro didático.
METODOLOGIA
O Projeto: Meu livro, meu amigo que visa conscientizar o aluno da importância e necessidade de cuidar do Livro Didático será desenvolvido na escola Doutor João Leite de Barros, envolvendo os diversos sujeitos da comunidade escolar. Para isso é necessário uma postura integralizada dos conhecimentos, alicerçada no diálogo e na colaboração e fundamentada na pesquisa dando significado aos conteúdos escolares.
As atividades previstas serão realizadas com a cooperação de várias disciplinas, pois acreditasse que a base para um processo de ensino e de aprendizagem mais dinâmico e interessante está na interdisciplinaridade.
As atividades a seguir estarão previstas no Projeto LDs : Meu livro, meu amigo: palestras para pais e alunos sobre o PNLD, elaboração de paródias, redação de acrósticos, estudos de gráficos sobre o percentual de livros conservados no ano anterior, pesquisas online sobre o PNLD, entrevistas com questionário aberto(pesquisa de campo), construções de cartazes, relatório prático sobre o PNLD, criação de uma linha do tempo para verificar o histórico do uso do LD nas escolas públicas brasileiras, pesquisa na internet, técnicas de conservação e preservação de livros e como manuseá-los adequadamente, gincana com premiação para a sala com maior números de livros bem conservados, concurso de poesia sobre o livro, apresentação de teatro sobre a conservação do livro didático, Assinatura sobre o Termo de Responsabilidade pelos pais e alunos quanto à conservação do livro didático.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pelo empenho, interesse e participação nas atividades propostas, bem como pela mudança de comportamento ao devolver o LD em tempo hábil e em condições de reuso.
Em distintos momentos durante todo Projeto, observar a evolução gradativa e constante do crescimento intelectual e pessoal dos alunos e o senso de responsabilidade quanto ao uso racional do livro didático e o impacto das ações desenvolvidas para a conscientização no início do ano letivo.
CONCLUSÃO
Realizar atividades como este projeto é de suma importância para que a escola possa desenvolver ações didáticas voltadas, não apenas para aspectos intelectuais e pedagógicos, mas também de formação de cidadania que serão benéficas para que os alunos estejam conscientes de seus direitos e também de seus deveres enquanto cidadão.
RECURSOS
Sala de Tecnologia da escola, data show, projetor integrado, anfiteatro, caixa de som, microfone, notebook, papel pardo, caneta piloto, cola, papel crepom, tesoura, fita crepe, durex.
RESULTADOS ESPERADOS
Mudar o comportamento da comunidade escolar quanto à adequada utilização, preservação, conservação e devolução do LD.
REFERÊNCIAS
FARIA, Ana Lúcia G, Guia de Livros Didáticos PNLD 2008, 4º ed, São Paulo.
Artigo – Programa do Livro Didático. Documentários – LDs
SITE DE PESQUISA
https://pt.scribd.com/.../ATIVIDADEFINALPLiProgramadoLivroDidatico
https://eefnsenhorarosario.blogspot.com/.../projetoconservacaodolivrodidatico.
www.blogdafloresta.com.br/projetosescolaresdeconservacaodolivrodidaticosaopremiadospelaseduc

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