Nos meses de fevereiro, março e abril, a
Escola Estadual Doutor João Leite de Barros, localizada em Corumbá, desenvolveu
com estudantes do ensino fundamental II, em tempo Integral, o projeto “A magia
do Tangram”. O intuito foi desenvolver com os estudantes as habilidades
matemáticas de forma prazerosa, ligada a outras linhas do aprendizado escolar.
Os estudantes trabalharam com variados conceitos da área de exatas e foram
estimulados a utilizar a criatividade e a desenvolverem o processo de ensino e
aprendizagem por meio da pesquisa.
“O Tangram é muito utilizado em várias áreas,
ele possibilita a interdisciplinaridade. Com esse intuito, contextualizamos o
Tangram com os estudantes e conseguimos trabalhar de forma integrada o
desenvolvimento de diversas habilidades com as séries do ensino fundamental,
educação em tempo integral. Esse projeto foi elaborado pela disciplina de
Estudo Orientado e englobou disciplinas diversas: Língua Portuguesa, na parte
de conceitos e leitura, arte, na confecção de Tangram com materiais diversos, e
participação em games e desafios de montagem de Tangram, pesquisa de lenda do
Tangram com as outras disciplinas. O objetivo era desenvolver a parte
cognitiva, bem como o raciocínio, lógica e criatividade”, explicou a professora
de matemática e estudo orientado, responsável pelo projeto, Rozilene Vasquez
dos Santos.
O projeto possibilitou diversas atividades
com os alunos: pesquisa sobre os tipos de Tangram, sobre lendas do Tangram,
história do Tangram; confecção de Tangram com materiais diversos; desafios de
montagem de figuras geométricas utilizando Tangram; e uso de internet e
equipamentos de projeção para realização de games com Tangram.
“Conheci o Tangram aqui na Escola Estadual
Dr. João leite de Barros. Gostei muito de trabalhar nesse projeto, fizemos
pesquisas, participamos de jogos, e gostei muito de quando desenvolvemos o
Tangran em alto-relevo e realizamos os desafios, que era montar figuras
geométricas utilizando as peças do Tangram. Foram várias oficinas que nos
motivaram a pensar, a raciocinar, em como dar forma às peças que sozinhas,
parecem não ter sentido, mas que juntas, podem ter uma infinidade de
representações”, explicou a aluna Ana Clara Alves Fagundes, 11 anos, 7º Ano do
Ensino Fundamental.
Todas as atividades realizadas, pesquisa,
estudo e montagem foram registrados em caderno de bordo. O projeto abrangeu
estudantes do 7º, 8º e 9º anos do período integral. Cerca de 70 estudantes participaram desse momento
de construção do saber e puderam, no término das atividades, responder um
questionário de satisfação e aprendizagem. O resultado foi positivo, ressaltou
a professora Rozilene.
“Esse projeto possibilitou o desenvolvimento
da leitura, da escrita, de cálculos, uso de medidas, atividades manuais,
estímulo de criatividade, estímulo à pesquisa, foi um projeto que teve grande
aceitação, conforme apontou o questionário final. Como culminância, fizemos
desafios com uso do Daruma, onde os alunos tinham um tempo mínimo para montagem
de imagens com uso de peças para o Tangram, confecção de cartazes sobre as
pesquisas realizadas, foi um grande momento de interação e desenvolvimento das
habilidades cognitivas. Acredito que ensinar com a multidisciplinaridade e com
a construção do saber feita em conjunto, professores e estudantes, é o caminho
a ser seguido. O lúdico é uma ótima forma de ensino”, concluiu e professora.
Autora Jornalista Camila Cavalcante.
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