quinta-feira, 19 de abril de 2018

Culminância do Projeto A Magia do Tangram - JLB em Ação 2018

Nos meses de fevereiro, março e abril, a Escola Estadual Doutor João Leite de Barros, localizada em Corumbá, desenvolveu com estudantes do ensino fundamental II, em tempo Integral, o projeto “A magia do Tangram”. O intuito foi desenvolver com os estudantes as habilidades matemáticas de forma prazerosa, ligada a outras linhas do aprendizado escolar. Os estudantes trabalharam com variados conceitos da área de exatas e foram estimulados a utilizar a criatividade e a desenvolverem o processo de ensino e aprendizagem por meio da pesquisa.
 


“O Tangram é muito utilizado em várias áreas, ele possibilita a interdisciplinaridade. Com esse intuito, contextualizamos o Tangram com os estudantes e conseguimos trabalhar de forma integrada o desenvolvimento de diversas habilidades com as séries do ensino fundamental, educação em tempo integral. Esse projeto foi elaborado pela disciplina de Estudo Orientado e englobou disciplinas diversas: Língua Portuguesa, na parte de conceitos e leitura, arte, na confecção de Tangram com materiais diversos, e participação em games e desafios de montagem de Tangram, pesquisa de lenda do Tangram com as outras disciplinas. O objetivo era desenvolver a parte cognitiva, bem como o raciocínio, lógica e criatividade”, explicou a professora de matemática e estudo orientado, responsável pelo projeto, Rozilene Vasquez dos Santos.


 

O projeto possibilitou diversas atividades com os alunos: pesquisa sobre os tipos de Tangram, sobre lendas do Tangram, história do Tangram; confecção de Tangram com materiais diversos; desafios de montagem de figuras geométricas utilizando Tangram; e uso de internet e equipamentos de projeção para realização de games com Tangram.





“Conheci o Tangram aqui na Escola Estadual Dr. João leite de Barros. Gostei muito de trabalhar nesse projeto, fizemos pesquisas, participamos de jogos, e gostei muito de quando desenvolvemos o Tangran em alto-relevo e realizamos os desafios, que era montar figuras geométricas utilizando as peças do Tangram. Foram várias oficinas que nos motivaram a pensar, a raciocinar, em como dar forma às peças que sozinhas, parecem não ter sentido, mas que juntas, podem ter uma infinidade de representações”, explicou a aluna Ana Clara Alves Fagundes, 11 anos, 7º Ano do Ensino Fundamental.
Todas as atividades realizadas, pesquisa, estudo e montagem foram registrados em caderno de bordo. O projeto abrangeu estudantes do 7º, 8º e 9º anos do período integral.  Cerca de 70 estudantes participaram desse momento de construção do saber e puderam, no término das atividades, responder um questionário de satisfação e aprendizagem. O resultado foi positivo, ressaltou a professora Rozilene.
“Esse projeto possibilitou o desenvolvimento da leitura, da escrita, de cálculos, uso de medidas, atividades manuais, estímulo de criatividade, estímulo à pesquisa, foi um projeto que teve grande aceitação, conforme apontou o questionário final. Como culminância, fizemos desafios com uso do Daruma, onde os alunos tinham um tempo mínimo para montagem de imagens com uso de peças para o Tangram, confecção de cartazes sobre as pesquisas realizadas, foi um grande momento de interação e desenvolvimento das habilidades cognitivas. Acredito que ensinar com a multidisciplinaridade e com a construção do saber feita em conjunto, professores e estudantes, é o caminho a ser seguido. O lúdico é uma ótima forma de ensino”, concluiu e professora.


Autora Jornalista Camila Cavalcante. 


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